Artesanato - Craft, MDF

Variando o craft – Oratórios em MDF

É certo que fazer artesanato não é lá tão barato. Claro, há sempre a opção de reciclar materiais, o que, além de ajudar o planeta, diminui o seu custo com material. Mas, confesso que, mesmo assim, acabo fazendo mais de um tipo de artesanato, o que, com certeza, acaba elevando ainda mais o custo! Se é pintura em MDF, tem pincéis, tintas, material para decoupagem, etc. Se é costura, tem a máquina, os tecidos, entretela, zíper, linhas, etc…

Falando em pintura em MDF, o que mais gosto de fazer são oratórios. Já fiz muitos, muitos foram dados de presente a pessoas muito queridas. Esses são os que tenho atualmente num nicho na estante da sala.  Nas outra fotos há detalhes dos dois maiores. Gosto de fazê-los bem coloridos, utilizando diversos materiais: tecidos, pedras, bicos, etc.

Nesse pintei a parte interna num azul mais claro e fiz decoupagem com flores cortadas de uma retalho guardado há anos!. Pincelei as flores com tinta dourada e utilizei a mesma tinta para pintar a base e as bordinhas. Contornei os cantos internos com um fio de lantejoulas verde clara. Para decorar a frente, fiz um fuxico de cetim rosa e colei pedrinhas de vários formatos e cores – florezinhas, uma borboleta e outras. Pintei flores nas laterais e no fundo, sobre uma base verde. A imagem delicada do Sagrado Coração de Maria ficou perfeita!

      

    

Nesse, de outro modelo,pintei a frente de rosa e a parte interior de azul. No fundo apliquei um tecido com florezinhas azuis e para dar acabamento nos cantos internos, pus um bico franzido. Decorei a frente com pedrinhas em forma de flores vermelhas e folhas verdes e colei dois fuxicos de bico com uma conta acrílica no centro. No topo há uma medalhinha da mesma santa que está no oratório: Nossa Sra. das Graças. Nas laterais, pintei de verde e colei mais pedras coloridas. As bordas e a base foram pintadas com tinta na cor cobre.

 

É só botar a imaginação para funcionar e fazer um com a sua cara. Que tal fazer um cantinho para vários oratórios também na sua casa?

31 comentários em “Variando o craft – Oratórios em MDF”

  1. Quanto vc cobra para vender?
    Gostaria de alguns de tamanho pequeno(numa média de 7cm, pode ser um pouco maior ou menor).

    obrigado,
    Cris

  2. Parabéns, tambem faço alguma coisa em MDF e amo oratorios. vc poderia me informar qual a cola que utilizou para colar os tecidos na madeira??/
    obrigada
    Marta

  3. Oi Marta,

    Usei cola de tecido. Realmente não me recordo a marca, mas acredito que qualquer cola de tecido sirva. passei uma camada de termolina líquida sobre o tecido depois para impermeabilizar.

    Abraços,
    Ana Cláudia

  4. vi uns oratorios todos brancoa com detales em strass, e dentro ora tinha o santissimo, Nossa Senhora, etc.
    keria para dar d lembrança na primeira eucaristia da minha filha q sera inicio de setembro.
    vc tem algum nesse genero?
    por qto fica?
    grata Lya

  5. Boa noite ,
    Tudo bem?
    Quero fazer alguns oratórios para a minha casa, e queria ter ideis de custo de prazo de entrega.
    São 5 oratorios que precisariam ser +- 20 cm de largura e 40 cm de altura e uns 20 de profundidade.
    Vc pode me passar o custo por favor.
    Bj e obrigada

  6. gostaria de saber como posso fazer para aprender algumas tecnicas para que eu possa incrementar melhor minha casa!

  7. Oi Nívea,

    Há muitas técnicas que podem ser usadas para enfeitar sua casa. Uma coisa simples que já muda o astral é renovar as almofadas. Aqui nesse post hpa alguns bons tutoriais. É só seguir o passo-a-passo.
    https://chicabacana.wordpress.com/2009/05/22/aconchego-para-o-inverno/

    As diversas técnicas de patchwork permitem que se faça inúmeras peças diferentes, desde as mais simples como centros de mesa até colchas e até mesmo forrar sofás. aconselho a procurar um curso na sua cidade, pois, como as técnicas são muitas, aprender sozinha, realmente leva tempo.
    https://chicabacana.wordpress.com/2008/09/30/patchwork-criativo/

    Uma coisa que gosto muito de fazer é criar organizadores. São rápidos e fáceis de fazer, muito úteis e sempre dão aquele toque pessoal. aqui há algumas boas dicas:
    https://chicabacana.wordpress.com/2009/06/03/organizacao-criativa/

    Beijo e sucesso!!!

  8. ola passoal a termolina serve para impermeabilizar sofa para evitar a penetraçao de agua? espero a resposta.. abraços..

  9. Alberto,
    Realmente não sei dizer. Acredito que adiante um pouco, mas não sei dizer se impermeabiliza profundamente. Sugiro que faça um teste com um pedaço de tecido semelhante ao do sofá.

    Abraços,
    Ana Cláudia

  10. Lindo seu trabalho. Amo o tipo de oratorio que vocë faz.Aqueles escuros, marrom, já não são mais bonitos.. Parabéns

  11. Oi Andréia,
    Sim! São muito fáceis. É só seguir as orientações do site.
    O que dá um pouquinho de trabalho é preparar antes de colocar a tinta colorida. É preciso lixar e passar a base para selar a madeira. Eu repito esse passo umas 3 a 4 vezes até ficar bem lisinho.
    Boa sorte.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  12. lindos! Fazer oratório mostra que você é de uma pessoa espiritualizada. adorei !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s