Artesanato - Craft, Costura, Patchwork, Tutoriais

As flores de tecido não morrem… – I

flores1

Já que é impossível usar as flores naturais para enfeitar tudo, imitamos a natureza desenhando, pintando, e claro, costurando também flores! Seja num broche, aplicada em tecido, feltro, dá para fazer flores realmente lindas e muito decorativas!

Navegando, de vez em quando encontro coisas lindas, muitas vezes com excelentes tutoriais. Para poupar tempo e trabalho de quem, como eu, adora flores, fiz uma coletânea de tutoriais que encontrei por ai.

Molly Chicken
Fonte: Molly Chicken

Essas flores super delicadas podem ser feitas com sobrinhas bem pequenas de retalho (eu não jogo retalho nenhum fora, guardo tudo!). Têm um aspecto rústico e bem moderno. O tutorial você encontra aqui. É bem fácil de seguir, pois é muito bem documentado com fotos.

Essa flor abaixo também é super fashion e vai bem em fivelas de cabelo, broches e onde mais sua imaginação permitir. O tutorial é ricamente ilustrado com fotos.

flor_boutiquenutmegdesigns

Essa é maravilhosa. Eu adoro! O tutorial é muito bom mesmo e tem muitas fotos. Muito fácil e com um resultado lindo!

Pixie Blossoms
Fonte:Pixie Blossoms

Essa outra flor é feita com círculos de tecido. No tutorial a artesã utilizou uma régua molde com círculos – nunca tinha visto, mas adorei. Existe também um compasso para corte da Olfa que pode ser encontrado nas boas casas do ramo. O tutorial está aqui.

flor_crafster

Essa ao lado se chama kanzashi e tem origem no Japão. Já vi muitos tutoriais, mas esse do crafster é excelente. Faço apenas uma ressalva: se você engomar os quadradinhos antes de montar as pétalas o resultado é muito melhor. Para fazer a goma você pode utilizar um pouquinho de maizena com água e umas gotas de vinagre. leve ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar – faça bem ralinho. Molhe os quadradinhos nessa goma e passe à ferro.

Mais uma  flor que fica linda em bolsas. O tutorial é excelente.

The Domestic Diva
Fonte: Instructable

Mais uma bem fácil de fazer. E com um resultado lindo! Aqui você encontra o tutorial.

Diynetwork
Fonte: Diynetwork

 

 

 

 

Essa flor dá um pouquinho mais de trabalho, mas o acabamento é perfeito. O tutorial é maravilhoso! Os méritos são do Polar Cat.

flor_tecido3
Fonte: Craft Beats

Nossa, que povo criativo! Quanto mais a gente navega, mais flores acha! Será que esse post não vai acabar nunca? Olha que coisa mais linda essa! O tutorial é perfeito!

Artsy Crafty Babe
Fonte: Artsy Crafty Babe

Ai, cada uma mais linda que a outra. Vamos lá! A tesoura de picotar deu um charme especial a essa flor. O tutorial é ótimo!

Clover

 

Esse bouquet é um broche O tutorial é da Clover. Você pode “baixar” o  PDF flower-brooch-ps.

 

 

flor_tecido7
Fonte: I Love 2 Create

Ah, as rosas! Quem disse que elas não falam? Essas são um charme e vão deixar seu craft super feminino! Facílimas de fazer. É só seguir o tutorial.

Sabe aquele jeans velho esquecido no canto do armário? Pode virar flores como essas. O tutorial está aqui.
All About Cats
Fonte: All About Cats

Secrets of EmbroyderyEssa flor é simplesmente linda! O tutorial não é muito bom, pois não tem fotos. Mas, a flor é tão linda, que vale à pena tentar fazê-la, não acham?

 

Essas flores são de uma enorme delicadeza. Podem compor arranjos e bouquets. Clique e “baixe” o PDF: flores_clover

Clover
Fonte: Clover

Conhece algum tutorial diferente desses? Deixe um recadinho! Posso acrescentar sua contribuição aqui e facilitar a vida de outras crafters!

Fui!

Aqui no site teme um outro post com mais tutoriais. Divirtam-se!

178 comentários em “As flores de tecido não morrem… – I”

  1. em primeiro lugar estao de parabens pelo trabalho e gostaria muito de saber como faço pra aprender a fazer suas florzinhas existe alguma forma?? obrigado e bjs

  2. Oi Eliete,

    Fiz nesse post uma coletânea de vários tutoriais de flores que achei navegando pela Internet. O objetivo foi poupar trabalho de pessoas que, como eu, estão sempre buscando coisas novas para fazer. Clique nas palavras que estão em azul (hyperlinks) e você verá os tutoriais das flores.

    Grande abraço e volte sempre!

  3. Olá gostaria de aprender a fazer aquela flor que é feita de circulos… que a artesã utilizou a regua… tentei fazer e não consegui
    Obrigada

  4. Estava procurando por flores, flores, qualquer flor!!
    E as estas me encantaram………
    Acredito que à partir de suas flores,
    Desabrochou uma esperança,
    Que eu estava procurando dentro de mim.
    A arte de fazer flor!!!!

  5. Gente!!cada coisa linda,amo as flores de tecidos,essas me encantarão,adorei vou faze-las….
    Gostaria de perguntar pra aoguel que le esse recado onde encontro site de faZER grinalda noivas com flores!!
    Alguem poderia me ajudar?
    Olha essas florzinhas estãi linda..
    bjsss

  6. Eu ameeeeiiiii suas flores…
    se possivel envia como fazer uma rosa pra mim..
    beijitos com cheirinho de flor

  7. Comecei a procurar pela net como fazer flores, mas o que via não me agradava. Encontrei aquis, suas dicas vão me ajudar muito!! Parabéns pelas postagens!

  8. Nossa, mto legal as idéias!!!
    as florzinhas ficam chiques d++
    parabéns
    qulaquer novidade posta tb!

  9. estou com uma encomenda para o casamento de minha sobrinah pra fazer flores para o gardanapo, no tecido cetim , o meu problema é so a goma, como eu engomo o tecido , ja usei gelatina , mais nao sei se tem q ser em folhas, ou uso maizena..estou com uma duvida pois todos os testes que fizdepois de um tempo as flores desabrocaram

  10. Que trabalhos maravilhosos. Parabéns!!
    Muito obrigada por compartilhar conosco.

  11. maravilhosos seus trabalhos e sempre serao mais e mais refletem a pessoa especial que voce e sempre compartilhando tudo que sabe iluminando os caminhos de tantas etantas que assim como eu estao engatinhando muita agradecida que deus lhedetudo debom

  12. olá
    gostaria de saber como faço para comprar suas flores.
    no agurdo urgente de um retorno
    grata
    REGINA

  13. Pingback: Essa é minha! «
  14. oi tudo bom adorei teu trabalho,muito lindos,seia possivel você passar a receita passo á passo da flor de pétalas separadas de cor vermelha e creme.desde já te agradeço,beijos.

  15. Ana
    Parabéns. Adorei conhecer você.
    Gostaria de saber como engomar tecido de algodão para fazer flores boleadas para broches? Qual a cola ou goma que se usa e como?
    Deus te abenções. Tenho me divertido muito depois que conheci seu site.

  16. Oi Maria das Graças,
    Olha, já vi duas receitas, mas, na verdade, nunca testei. Experimente em retalhos, antes de fazer com o tecido da flor, ok?
    1. Fever meio litro de água. Retirar do fogo e acrescentar seis folhas de gelatina incolor. Mexer para misturas, derramar num tabuleiro ou assadeira. Mergulhar as tiras de tecido, retirar de estender até secar. Depois, passar ferro e recotar a flor.
    2. Ferver 1 copo de água com uma colher rasa de maizena. Acrescentar algumas gotas de vinagre. após feita a goma, seguir o mesmo procedimento da instrução anterior.

    Depois me fala se funcionou, tá?

    Bjo e boa sorte!

    Ana Cláudia

  17. Boa Noite!!!!

    Ana Cláudia, você está de parabéns ,por suas lindas flores,estou fazendo a KANZASHI ou melhor tentanto.Se fosse possível eu gotaria que você me desse uma maõzinha,as pétalas quando as junto da uma bagunça só.Será que preciso também ter medida para cortar o retalho que sobra, me ajude.Você vende apostila sobre esta flor?Há e eu não quro desistir de faze-las pois esta mefazendo um bem imenso,GRAÇAS A DEUS.
    Um Abraço…

  18. Oi Viviani!
    Fic muito feliz que tenha se animado a fazer as flores!
    Após as pétalas prontas, una-as com agulha e um linha resistente. Essa linha deve passar próxima às pontinhas das pétalas que ficam próximas do centro. Aconselho que apare um pouco as pétalas, uniformemente: de 0,5 cm a 1 cm (dependendo dotamanho do qadrado que usou)
    Após passar a linha, antes de franzir, verifique se as pétalas estão alinhadas.
    Esse vídeo poderá te ajudar: http://www.youtube.com/watch?v=xV74Ri0LzCQ&feature=related

    Abraços e ba sorte!
    Ana Cláudia

  19. oi boa tarde, gostaria de saber como faco para aprender passo a passo dessa flores maravilhosas.. e esta de parabens seu site!!! aguardo resposta muita anciosa!!!!!!!!

  20. boa tarde,

    gostaria de saber se vcs podem me dar o passo a passo dessas flores.

    obrigada,

    sheila

  21. BOM DIA ! ADOREI SUAS FLORES E GOSTARIA DE SABER SE VOCE VENDE TAMBÉM OU APENAS ENSINA E DÁ DICAS, POIS ESTOU PROCURANDO PARA COMPRAR E NAO ESTOU ENCONTRANDO .AGUARDO RESPOSTA, OBRIGADA !

  22. Oi

    Ana Claudia,

    Adorei o seu site, eu estava procurando um tipo de flor de cetim que ê queimada nas pontas, para não desfiar e acabei encontrando outras maravilhas e adorei. Se por acaso vc souber como montar estâ flor que estou a procura, por gentileza me avise.

    Atê mais

    Regina

  23. Oi Regina,
    É super simples.
    1. Corte em formato de flor 4 retalhos de cetim (duas um pouco maiores e duas um pouco menores;
    2. Acenda uma vela e com bastante cuidado vá aproximando as bordas do cetim da vela (não precisa tocar o fogo) e girando o a flor recortada, de forma a queimar sutilmente as bordas;
    3. Depois é só superpor as flores: as duas maiores embaixo (com as pétalas intercaladas) e as duas menores por cima (com as pétalas intercaladas também);
    4. Dê um pontinho no meio para para prender as 4 flores;
    5. Faça um acabamento no centro com o material que desejas (strass, miçangas, lantejoulas, ou um botão forrado.

    Depois me mande a foto que eu publico aqui, tá?
    Bj e boa sorte!
    Ana Cláudia

  24. Ola, adorei seu blog. Tb gostei muito desta flor de kanzashi, porem nao estou conseguindo entender como vc começou a faze-la.
    Teria como vc me enviar o passo a passo em portugues???????
    Nao saco nada de ingles, rsrsrsrsrs.
    Me conta, como esse quadrado fica redondo? heim??????? rsrsrsrs.

    Bjos,

    to esperando sua resposta bem anciosa.
    e desde agradeço.

  25. Querida amiga
    Gostaria de receber por e-mail sugestões e dicas de como fazer flores.
    Principalmente o passo a passo e moldes.Sou iniciante na arte de fazer
    e preciso de todo recurso possível.Fico encantada com os trabalhos que
    vejo postados.Um grande abraço e abrigada desde já.

  26. Boa Noite!!!!

    Olá, Ana Cláudia muito obrigada pela informção e desculpa a demora para responder.Gostaria de saber mais ou menos o valor para venda da KANZASHI,pois não tenho idéia.Há e qual o segredo do sucesso para vender bem essas lindas flores.

    Um Beijo…
    Viviani Regina…
    Deus ti abençõe…

  27. Bom Dia!!!

    Ei , Ana Clúdia desculpe o incomodo mais gostaria de saber com quantos centímetros é cortado o tecido para fazer a flor que esta com a Fonte: Sewritzytitzy
    pois achei ela lindíssima mais não entendi as explicações para faze-la.

    Obrigada….
    Viviani…

  28. Olá Maria,

    Postei aqui no Blog 3 posts com coletâneas de tutoriais de flores de tecido:

    https://chicabacana.wordpress.com/2008/11/14/as-flores-de-tecido-nao-morrem/
    https://chicabacana.wordpress.com/2009/01/28/as-flores-de-tecido-nao-morrem-ii/
    https://chicabacana.wordpress.com/2009/08/11/as-flores-de-tecido-nao-morrem-iii/

    Lá você encontra links (as letrinhas azuis) para diversos tutoriais de vários artesãos. Tenho certeza de que muito em breve você vai estar craque.
    Bj. e volte sempre!
    Ana Cláudia

  29. Oi Vivi,

    É simples. Veja essas instruções no link: http://1.bp.blogspot.com/_pWUvPasLMYc/SOV6D7K6W3I/AAAAAAAABCI/mS19BGiIulg/s320/pap+flor+de+fuxico.jpg
    Você deverá fazer duas flores dessas e sobrepor, intercalando as pétalas. A flor de baixo é um pouco maior.
    Quanto ao tamanho do círculo, eu uso normalmente uma tampa de maionese para o círculo maior (ha ha) e para o círculo menor, pode ser um cálice ou uma xícara pequena.
    Se você quiser fazer a flor maior, é só aumentar os círculos.

    Bjo e boa sorte!
    Ana Cláudia

  30. Vivi,
    Eu faço assim: vejo a quantidade de pano que gastei e calculo o valor.

    O cálculo é o seguinte:
    PM = Preço do metro do tecido
    LT = Largura do tecido
    CT = Comprimento do tecido
    LC = largura do corte
    CC = comprimento do corte

    (VT/(LT x CT)) x (LC x CC)

    Acrescento 100% desse valor, relativo ao trabalho. Agora, com base nesse preço, compare com preços de concorrentes. O seu não deve ser muito superior nem muito inferior.

    Você até me deu a idéia de fazer um post sobre preços!

    Boa sorte.
    Bj,
    Ana Cláudia

  31. To besta com tanta belezura.menina ocê vale ouro. vim atraz de umas flozinhas me deparei com um jardin. muuiiiiiiito obrigado!

  32. Olá Ana!Pesquisando pela net, deparei com este blog com lindas flores e com tutoriais!É que também sou uma apaixonada por flores em tecido, e aplico-as em tudo.Aprendi muito com os tutoriais.Obrigada pela compartilha.Abçs.
    Visita-me ;ternurentas.blogspot.com;cosabnit.blogspot.com

  33. Olá. Gostaria muiiito de saber se vc está em São Paulo, e caso, dá aulas??/

    Obrigada

    Silvia

  34. Oi Silvia,
    estou em Salvador.
    Infelizmente não tenho tempo para dar aulas, pois trabalho em tempo integral numa faculdade.
    Quiem sabe quando eu me aposentar…
    Bjo,
    Ana Cláudia

  35. Adorei sua flores em tecidos . Também faço alguns modelos de flores.
    Também trabalho com outros tipos de artesanatos, inclusive forminhas de tecido (flores) para docinhos ou bombons.
    Estou sempre andando pela internet procurando novidades.
    Parabéns pelo seu trabalho!!!!!
    Moro em Vila Velha, Espírito Santo.

  36. Gostaria de saber como engomar tecidos para fazer flor em cetim ,organza e tecido desde ja fico muito agradecida

  37. Lu,

    Todo o trabalho que tenho aqui no Blog é feito gratuitamente, pelo simples prazer de ajudar outras pessoas que, como eu, têm o artesanato como hobby.
    Talvez você não tenha observado, mas há um link para o tutorial de cada flor postada.

    Gentileza (deveria) gera(r) gentileza!!!

  38. Olá, vocês estão de parabéns, gostaria de saber como faço para receber os moldes, pois já trabalho e gosto de novidade.

  39. Eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiesta página. Amo fazer artesanato e que montar um negócio próprio, não sei por on de começar. vc tem al guma ideia?

  40. Oi Marta,

    Se você deseja tocar o negócio como um hobbie, pode criar uma loja virtual no ELO7 ou no Ninui. São excelentes sites para se vender artesanato. Porém, se você deseja realmente iniciar um negócio, o ideal é procurar o SEBRAE para investir na coisa certa: fabricação? Venda?

    Quanto ao tipo de artesanato, é importante verificar os custos e a margem de lucro, mas, claro, sua afinidade!
    Faça cursos, aperfeiçoe o seu talento e, para que tenha volume de estoque, precisará contratar artesãos ou terceirizar a produção.

    Sucesso!!!

    Ana Cláudia

  41. Ana Claúdia
    Estive vendo seu trabalho com flores : gostei muito.
    Amo fazer flores e tem 30 anos que faço.Quero fazer um bog pra mim
    Gosto de ter contatos com pessoas q amam o artesanato, pois desta forma estamos sempre aprendendo. bjos
    Maria Helena
    Minha cidade é Timóteo de MG

  42. Oi Maria Helena,
    Nossa, você deve ser uma craque!!! Também adoro artesanato, principalmente costura.
    É um prazer conhecê-la! Certamente, trocando experiências, aprendemos bastante.
    Beijo grande e sucesso!
    Sou de Salvador-BA
    Ana Cláudia

  43. estava a procura de flores em tecidos, e vi estas maravilhas que vc faz, mãos de fada, lindissimas,bjs.

  44. oii gosteii das suas flores mais tem algumas que estão feias mais vc ta de parabens……….

  45. Olá Ana Cláudia !!!!
    Eu, sumi por quase um ano me desculpe a falha, mais os problemas quase me levaram ao fundo do poço,mais graças a DEUS estou recomeçando novamente.Gostaria muito que vc, me ajudasse ,claro se puder,em alguns modelos,cores ai Ana idéias diferentes de tic tac infantil ou até mesmo de outro artesanato que vc queira me indicar.Quero voltar a fazer mais falta um empurraõzinho,se puder agradeço.Você pode me ajudar?
    Obrigada,fique com DEUS.
    Aguardo retorno.

  46. Olá Aninha ,muito bom o seu site, mas estou procurando pequenas flores para colocar em pequenos laços que faço.Você teria alguma coisa ou algum outro site p/me indicar?

  47. Oi Tereza,

    Talvez a melhor opção seja fazer em feltro, pois dispensa maiores acabamentos. Há facas próprias para cortar feltro em vários modelos e tamanho (infelizmente aqui em salvador não encontro). Uma outra opção é usar uma forminha de cortar biscoitos, aquecendo-as no fogão. veja nos links abaixo
    http://verart-morgana.blogspot.com/2008/03/apos-uma-breve-pesquisa-pela-internet.html
    http://www.superziper.com/2007/08/dyi-cortando-feltro-com-ferro-em-brasa.html
    Para dar acabamento, pode prender uma missanga ou lantejoula no centro da florzinha.

    Depois me conte!!!

    Bjo e sucesso!
    Ana Cláudia

  48. Oi Elisângela,

    Para que fique durinho, o ideal é engomar o tecido com goma pox (você acha no supermercado)

    Dissolva 2 colheres de sopa de Goma Pox em um copo de água (use um copo de requeijão como medida) – dissolva bem, tirando as “bolinhas”. Despeje tudo num vasilhame e mergulhe o tecido encharcando-o bem. Escorra e coloque para secar em lugar plano, esticadinho. Quando estiver quase seco, passe bem a ferro com a temperatura adequada ao tipo de tecido utilizado.

    Bjo,
    Ana Cláudia

  49. estou tentendo fazer porta bombom de cetim mas tou tendo muita dificuldade em engomar o tecido pois quando frizo as flores elas nao ficom bem armadas gostaria muito de poder ter a sua ajuda pois moro em goiania e as pessoas aqui nao gosta de encinar o que sabem aqui tem somente um pessoa que faz estes porta bombons mas nao da curso de maneira nem uma pois o mercado e lucrativo a procura e muita e eu sei que mau esta dando conta dasencomendas, fique sabem que ela andou deixando alguns clientes nao mao por isso tenho urgencia em chegar a esta perfeissao nas forminhas pois precisso de uma renda urgente desde de muito obrigada pela atencao e muito sucesso em sua vida.

  50. Oi Waniria Leão vi o sua duvida para engomar tecido .na chica.Eu também moro aqui em Goiânia sei a sua dificuldade se vc.ainda tem duvidas entre em contato comigo meu telefone (6232840140),poderemos trocar figurinhas.Aqui em Goiânia as pessoas não gostam de ensinar se não for por grana .Além da dificuldade de achar o material.etá nois aqui nessa fazenda asfartada ne sor.

  51. Adorei as flores! Já estou colocando em prática!
    Obrigada pelas dicas e generosidade!!!!
    Abraços,
    Flavia

  52. TAMBÉM FACO FLORES EM TECIDO E GOSTARIA DE TER MAIS NOVIDADES ALEM DESSA QUE JA VI HJ PORQUE AMANHA JA ESTAREI COLOCANDO EM PRATICA.DESDE JA MUITO OBRIGADA.

  53. Olá Ana Cláudia amei ver suas flores,babei rsrsr ,Como vc e perfeitas, vou tentar por em pratica hoje mesmo.
    Obrigada pela oportunidade que vc está dando.
    Bjusss. até mais.

  54. olha estou atras de modelos de tiaras e como fazer pq pretendo fazer pra minha gatinha talita de 10anos amo artesanato se vc puder me mandar por e mail eu agradeço e figuras de bichos como giraja sapos pq quero trabalhar com feltro um bjaõ e mt sucesso ?

  55. Oi Valcimara,
    A melhor forma para conseguir os moldes é fazer uma busca no google “modelos de animais em feltro”. Vai vir um monte de opções!
    Boa sorte e sucesso!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  56. sou principiante na arte da costura e procuro passo a passo para barradinhos de tecidos em panos de prato, toalhas , etc.gostaria que me indicassem. adoro os seus trabalhos, sao lindos e interessantissimos. Sou curiosa em artesanato e fico sempre a procura de algo novo…Parabens

  57. oi, eu nao entendi o comentario acrescentado ao meu:”aguardando moderaçao `.O que isso quer dizer?…

  58. Oi Lúcia, isso quer dizer que precisa da apovação do moderador do Blog. Uso essa opção para evitar spam.
    Já está aprovado e respondido.

    Abraços,
    Ana Cláudia

  59. Boa tarde gostaria de saber se tem como receber os moldes das flores ou passo a passo pq achei muito lindas as suas flores

  60. Eu sou funcionaria publica e também sou artesã, adoro tudo que é feito com tecido. E adorei estas flores. Olha parabéns de coração. Só gostaria de poder adquiri os moldes para eu poder confeccionar algumas pra colocar em meus trabalhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s