Artesanato - Craft, Chica Bacana, Costura, Patchwork, Tutoriais

Porta-celular em Patchwork

porta-celular_1

 

 

 

Em dezembro comprei um celular novo, pois o meu já tinha passado da hora de trocar. Me veio então a idéia de fazer um porta-celular em patchwork e compartilhar o passo-a-passo com os leitores do blog. 

Esse tutorial está bem detalhado, com 36  fotos. Nada como um projeto novo para começar o ano!

Caso você deseje divulgar no seu Blog, fique à vontade. Apenas peço que me dê o crédito e faça um trackback para o meu Blog.

Vamos lá…

 

Você vai precisar de:

– Retalhos de algodão (4 estampas para a parte externa e 1 para o forro);

– Zíper;

– Mosquetão;

– Elos de metal para o mosquetão;

– Manta acrílica;

– Mesa de corte;

– Cortador circular;

– Régua para patchwork;

– Tesoura;

– Tesourinha;

– Alicate para bijouteria;

– Máquina de costura;

– Alfinetes;

– Ferro.

O primeiro passo é determinar o tamanho do porta-celular. No meu caso, o celular mede 9cm X 5 cm. Decidi fazer o porta-celular com o tamanho de 10 cm X 6 cm. Você pode adaptar as medidas para o seu com facilidade. Não esqueça , ao cortar, de deixar sobras de 1 cm para as costuras.

Escolha 4 padronagens de tecidos que irá usar para a parte externa.

porta-celular_21

Corte 1 retângulo de cada tecido no tamanho de 16 cm X 5 cm. Com o auxílio da régua, faça uma linha a 1cm das bordas superior e inferior.

porta-celular_3

Esse deverá ser o resultado.

porta-celular_4

Divida os retângulos ao meio. Dobrei ao meio e cortei com a tesoura. Você pode usar o cortador circular, se preferir. Os retângulos agora medem 8 cm X 5 cm.

porta-celular_5

Escolha o tecido do forro e, com o cortador circular e a régua, corte 2 retângulos medindo 12 cm X 8 cm.

porta-celular_6

Agora é o momento de preparar o zíper. Você pode encontrar o zíper já do tamanho ideal, porém, como eu não tinha em casa, resolvi cortar um zíper de 15 cm e adaptá-lo. É bem simples.

Corte o zíper de um tamanho um pouco maior do que o desejado – um zíper de 6 cm. Para medir, feche o zíper e comece a medir de onde termina o fecho. 

porta-celular_7

Agora você vai precisar do alicate e da tesourinha.

porta-celular_8

Com o auxílio de ambos, abra delicadamente os dentes da trava do zíper que está na parte que não será utilizada.

porta-celular_9

Após abri-los, com a ponta da tesourinha force delicadamente pelo outro lado, até que se desprenda.

porta-celular_10

Meça a outra parte do zíper que será utilizada e marque onde prenderá a trava que foi retirada do outro pedaço do zíper.

porta-celular_11

Com o auxílio do alicate, feche os dentes da trava do zíper no lado avesso. Pronto! Você agora tem um zíper do tamanho que deseja.

porta-celular_12

Corte dois quadradinhos do mesmo tecido onde o zíper será preso e um de cada lado do zíper. Esse passo ajudará a ter um acabamento melhor das extremidades do zíper.

porta-celular_13

Agora é o momento de emendar os retalhos para formar a parte exterior do porta celular. Seguindo as linhas marcadas anteriormente, uma os retalhos na sequência desejada. Se desejar, prenda com alfinetes para maior precisão na costura.

porta-celular_14

Agora você tem dois retângulos de retalhos costurados. Com o auxílio do ferro, vira as bordas da costura dos retângulos para lados opostos. Isso ajudará no momento de emendá-los.

porta-celular_15

Agora é o momento de fazer o quilt na máquina. Corte dois retângulos de manta acrílica um pouco maiores que os retângulos de patchwork e prenda com alfinetes cada retângulo de tecido com o seu retângulo correspondente de manta acrílica. 

porta-celular_161

Com uma linha de cor contrastante faça costuras retas a cerca de 0,5 cm das emendas. Após esse passo, apare as sobras de manta acrílica. Esse deverá ser o resultado.

porta-celular_17

Vamos agora preparar a alça. Corte um retângulo medindo 24 cm X 3 cm (caso deseja a alça maior ou menor, é só alterar a medida do comprimento. Cortei bem rente à borda do tecido para aproveitar ao máximo, pois essa parte ficará no avesso. 

porta-celular_18

Com o auxílio do ferro, dobre as bordas: 1 cm de um lado e 0,5 cm do outro. A foto abaixo ajuda a compreender melhor essa instrução.

porta-celular_19

Dobre fechando e alinhave para que a costura seja precisa.

porta-celular_20

Antes de costurar, divida a alça em duas: um pedaço com 6 cm e o outro com 18 cm.

porta-celular_21

Faça duas costuras paralelas, bem rentes à borda  nos dois pedaços da alça. Em um dos lados da alça maior, faça o acabamento no canto, dobrando as pontas para dentro e costurando na borda. Esse deverá ser o resultado.

porta-celular_22

UFA! Finalmente temos tudo preparado para montar o porta-celular.

Faça um sanduíche com 1 retângulo do forro, o zíper e um, retângulo de patchwork quiltado. Os dois retângulos deverão estar com os lados direitos se encontrando. Esse é o momento de prender a alcinha menor. Passe um elo através dele e posicione-a junto do retângulo em patchwork, com o elo voltado para dentro do sanduíche.

porta-celular_23

 O topo do zíper deverá estar alinhado com o topo dos dois retângulos.

porta-celular_24

 Após esse passo, o sanduíche deverá estar assim. 

porta-celular_25

Faça uma costura próxima ao zíper. Lembre-se de não prender o forro nessa costura.

porta-celular_26

Faça mais um sanduíche com a sequência conforme a foto abaixo: embaixo o forro com o lado direito virado para cima, no meio o sanduíche feito anteriormente com o retângulo em patchwork para cima e, por último, o outro retângulo em patchwork, com o lado direito virado para baixo. Mais uma vez o topo do zíper deverá estar alinhado com o topo dos tecidos.

Çoloque uma das pontas da alça maior(a que não tem o acabamento) próxima ao retângulo de patchwork, do lado oposto ao da alça menor. 

porta-celular_27

 Após esse passo, faça também no outro lado a costura rente ao zíper. Esse deverá ser o resultado. Parte exterior.

porta-celular_28

Parte interior.

porta-celular_29

Abra o zíper (importantíssimo, ou você não conseguirá virar a peça). Alinhe forro com forro e exterior com exterior, com os lados direitos se encontrando. Prenda com alfinetes.

porta-celular_30

Vamos à máquina, fechar o porta-celular. Está quase pronto.

Costura as laterais e a base da parte exterior e apenas as laterais do forro. A peça será virada pela abertura do fundo do forro.

porta-celular_31

Apare as bordas e os cantos em diagonal e vire a peça. Os cantinhos deverão ser pressionados com um objeto pontiagudo para que fiquem bem certinhos. Notem que na foto abaixo isso ainda não foi feito.

porta-celular_32

Agora é preciso fechar o fundo do forro. Com o ferro, marque as bordas viradas para dentro.

porta-celular_33

Você pode fechar com ponto invisível, ou, à máquina. Eu preferi fechar à máquina, uma vez que essa costura não ficará aparente.

porta-celular_34

Agora é só empurrar o forro para dentro, ajustar os cantinhos e pronto.

 porta-celular_35

Falta apenas prender o mosquetão no outro lado da alça e você já pode desfilar por ai com esse porta-celular que é um charme!

porta-celular_36

OBS: eu tinha em casa esses elos grandes pintados de laranja e resolvi usá-los. Você pode adaptar esse passo com o tipo de mosquetão que preferir.

Gostou? Me mande a foto do seu porta-celular que eu posto aqui no Blog.

139 comentários em “Porta-celular em Patchwork”

  1. Meu Deus, que lindo!! será que eu consigo??? tô tentando iniciar, sózinha ,obrigada pela idéia,agora é mãos `a obra, seja o que Deus quiser…rs

  2. Oi Eliane,
    Claro que consegue! SUGESTÃO: Faça um pouco mais largo que o meu. O meu está bem justinho no celular. Se precisar de ajuda, me fale que posso tentar ajudar!
    Boa sorte e volte sempre!

  3. Adorei seu Pap, foi a escoladearte.profissional (flickr) que me indicou, parabéns e obrigado por compartilhar, pois faz mais de 6 meses que estou a procura e ninguem dava !
    bjks

  4. Puxa, que trabalho lindo !

    Parabéns !!!!
    Ai que desafio….vou tentar fazer também….será que consigo ?

    Beijos
    Carol

  5. Olá Ana Claudia…adorei seu porta celular, porém estou começando nessa arte da costura agora ..(estou amando ) mas não tenho experiência. por favor manda p/ mim um passo a passo de porta celular,como esse seu, sem ziper, não sei fazer o acabamento.
    obrigada.

  6. Querida Ana Cláudia,
    Seu tutorial é maravilhoso e super criativo, muito obrigada de compartilhar!!!
    Coloquei um link no meu blog.
    Beijinhosss
    Carine

  7. Oi Carine!

    Obrigada pelos elogios. Fico muito feliz quando os tutoriais que faço são úteis para as outras pessoas!
    Obrigada por divulgar meu trabalho!
    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia

  8. adorei a dica do porta celular. Não o fiz ainda mas vou fazê-lo. Depois te mando o resultado. Abraços e Obrigada.

  9. amei! já fiz alguns há alguns anos, de patchwork….. nao deu pra quem quis!! Ainda penso voltar a fazer… sou detalhista e isso me consome! rs rs rs Já to seguindo seu blog, ta? Parabéns! A generosidade de quem divide seu conhecimento é uma coisa linda! Bjss

  10. é maravilhoso esse aproveitamento de retalhos, além de criativo util

  11. Oi Moema!
    Obrigada! O que a gente sabe, tem que ser para compartilhar, não é mesmo? Depois a gente morre e faz o que com o conhecimento?
    Bjo e volte sempre.
    Ana Cláudia

  12. linda amei sabado tenho um amigo oculto para ir vou faser ela todas vaom gosta beijos
    bao noite

  13. adirei este porta celular voçê me deu uma idéia para fazer assim uma capa para minha máquina fotografica adoro colorido beijo,um otimo final de semana.

  14. Muito lindo obrigada por compartilhar ideias maravilhosas…Deus te abençoe muiiiiiiito.

  15. Amei este porta celular e ire compartilhar com Cristiane que é a professora de artesanato do projeto que trabalhamos.

  16. Adoro quando encontro alguém que cria o que é funcional, utilitário.
    Muito legal! Vou tentar fazer…mas não sei costurar por isso vou usar feutro e cola será que sai?

    Abraços,

    Lu

  17. Oi Lucilene.

    Como vai usar feltro, pode fazer sem forro. Acho que você pode colar as laterais, mas é interessante fazer ao menos um pesponto para ter um acabamento melhor.
    Bjo e boa sorte!

    Ana Cláudia

  18. Achei maneiríssimo este porta-celular!!!!
    Parabéns!!!
    Vou tentar fazer pra mim.
    Bj

  19. Oh la garota valeu a ideia qr estava precisando pra presentear as colegas na escola
    bjs

  20. olá claudia muito obrigada eu estava correndo atrás de um passo a passo de porta celular e de uma carteira de patchwork , agora o celular eu encontrei vou fazer , eu só não sei ainda como vou mostrar pra vc , eu estou aprendendo mecher no comp agora , mas vou tentar obrigada bjs

  21. Lindo ,adorei!!!!!!!!!!!!!
    O aproveitamento dos retalhos,a delicadeza..
    Ficou lindo!!!

  22. Amei esse porta celular bem diferente.
    Parabéns!!!
    *Gostaria que vc mandasse o passo a passo de craquelê em vidro (prato),motivo natalino,ok!
    Bjs!!!

  23. Oi Ana Cláudia, não sei costurar mais amo patchwork… será que eu consigo mecher com máquina aos poucos em experiência? Eu preciso muito me ocupar de alguma maneira e fazendo essas coisas lindas então! Beijos e obrigada por ser luz para muitas pessoas!

  24. Oi Edilaine,
    Consegue sim! Eu comecei assim, por conta própria, fazendo pesquisas na Internet…
    Muito sucesso para você, viu?
    Bjos e volte sempre!

    Ana Cláudia Mattos

  25. Obrigada pela força e pela dedicação em responder todas as dúvidas, se eu precisar de um help vou te solicitar de novo tá? bj

  26. Adorei essa idéia…acabo de ganhar uma máquina de costura, ainda não sei nem como liga, mas, com certeza a primeira peça que vou fazer será essa, muito prática e linda, o melhor ninguém vai ter igual rsrsrs.
    bjos Ana Claudia

  27. Oi Kátia,

    Seja bem vinda ao mundo da costura. É tão bom produzir peças únicas, totalmente customizadas. Esse natal aqui na família, todo mundo vai ganhar presentes “hand made”!
    Bjo e muito sucesso com a máquina nova. Sugiro que faça uma capa para ela. Aqui há links para várias idéias interessantes e tutoriais:
    https://chicabacana.wordpress.com/2008/09/07/capa-para-maquina-de-costura/

    Aqui tem umas dicas para montagem.
    https://chicabacana.wordpress.com/2009/02/27/maria-filo-agradece/

    Bj,
    Ana Cláudia Mattos

  28. Posso confeccionar outras peças, como bolsas, com essa esse pap muito bem explicado. Meninas, eu estou aprendendo muito com vcs!!! Deus abençoe a generosidade de todas vcs. Gostaria de um pap de bolsa para adulto, c/alças e fechamento c/zíper, modelo fácil, prático, bonito e atual. Será que eu pedí d+? Aguardo ser atendida. Fiquem com Deus! Bjs no♥

  29. Oi Marize,

    Fico muito feliz em ajudar. Realmente, aumentando o tamanho dá para fazer outras coisas bem legais.

    Olha, não pediu demais não. Já estava nos meus palnos colocar um PAP de bolsa com zíper embutido. Prometo que assim que tiver um tempinho vou postar um PAP bem legal de uma bolsa linda, tá?

    Bjo e sucesso!

    Ana Cláudia Mattos

  30. nunca vi uma explicação tão perfeita ,obrigada ficou um encanto beijosssss

  31. OI ADOREI SUAS PEÇAS E O JEITO QUE ENSINA TA BEIJOS SUA NOVA FÃ DE CAMPINAS FIQUE COM DEUS E QUE ELE ABENÇÕE SEMPRE SSUA VIDA

  32. Oi, menina!
    Parabéns pelas suas dicas e esse passo a passo do porta celular é simplesmente sensacional, adorei, pois tinha muita dificuldade na colocação de ziper. Obrigaduuuuuuuuuuuu.
    Abraço fraterno.
    Dulce

  33. Nossa! Este Porta-celular em Patchwork está maravilhoso! Parabéns! É tudo muito lindo! Vou tentar fazer. Bjs: Maria

  34. obrigada amiga é sempre com agrado que vejo o vosso site e ficamos assim mais perto pois sou de portugal (almada sul do tejo) um obrigado muito grande da vossa amiga ester

  35. Nossa! Lindo demais!
    Parabéns pela criatividade e a boa vontade em compartilhar conhecimentos!
    Vou tentar fazer um… só fiquei em dúvida na hora do sanduíche… rsrsrs…
    Grande abraço.
    Mary

  36. oi estou apremdendo a fazer patch,no consulado da mulher e costura e gostei muito do porta celular vou tentar

  37. Amei o porta celular! Parabéns ele é lindo só fiquei na duvida no seguinte: Porque o forro tem que ser cortado com aquele cortador e não com a tesoura?
    Bjo! E obrigado!

  38. fazendo este porta celular qto vc acha que poderei vende-lo desde já agradeco beijos

  39. ADOREI!!!!!!!!!!ACHEI INCRIVEL EU SEI QUE NAO E NADA FACIL DE FAZER MAS VOU TENTAR, POR FAVOR ME ENVIE PELO E-MAIL PARA EU FAZER EM CASA………..BEIJOS

  40. Achei muito lindo!!! A combinação de cores e criatividade estão nota 10! Vou fazer um e depois te mandar a foto! Bjs!

  41. se todos pap, fossem igual a esse, seria muito mais fácil, amei, beijo, depois mando o meu modêlo.

  42. Que lindoooooo !!!! Gente eu tenho uma paixão por Patch..parabéns ! Estou namorando para comprar uma máquina de costura para tentar fazer umas coisas lindas como estas…(será q estaas portáteis dá pro gasto ?rsrs) Q lindo! que bom gosto e criatividade !! A M E I !!!!

  43. Oi Gi,
    Compre a máquina sim. É viciante! As portáteis dão para o gasto se você não costurar muitas camadas de tecidos. Para fazer ess porta-celular elas servem sim.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  44. olá Ana amo costurar e suas idéias são ótimas,vou tentar fazer e te mando o resultado mil beijos.

  45. Oi Re, que lindo da tua parte dividir e ensinar desta forma tua aula foi show de bola,estou tentando começar a fazer patchwork, porem moro em uma cidade muito, muito pequena que nao tem curso de nada,nada,nada…
    Entao estou tentando por aqui na internet e graças a Deus te encontrei.
    Obrigadaaaaaaaaaaaaa pela aula perfeita, e fique com Deus.

  46. Agora que percebi que vc é baiana tb…. Eu moro em São Paulo, mas toda minha família, meus amigos da vida inteira moram aí em Salvador. Só falta a gente já se conhecer….Bom estou lendo até dizer chega, mas ainda estou quebrando a cabeça. Acho que tenho que ir na terrinha e tirar as dúvidas pessoalmente,ehehehehe vontade não falta, bjao,

  47. Adorei o porta celular,vou tentar fazer um.

    Acabei de fazer meu blog,visite-o.

    Beijos.

  48. achei legal, de fato não perde um retalho mesmo, ficou legal. vou tentar fazer para mim.

  49. Nossa, que lindo! Vou tentar fazer sem a máquina, pois tenho apenas 12 anos e não comprei uma ainda. Depois envio a foto! Será que consigo?

  50. Olá Ana Cláudia! Fiquei encantada com teu gesto, de ensinar passo a passo, com tanto cuidado e com certeza com mto carinho, não tem como não aprender. Eu tinha algum tempo que não fazia uma capa, e confesso que eu havia me esquecido de alguns detalhes, e vc me fez lembrar. Mto obrigada e parabêns

  51. Amei este porta celulcar e acabei de fazer um, fiz e refiz algumas vezes mas adorei o resultado.
    Muito obrigado por compartilhar seu talento.
    Beijos

  52. Oi Ana Cláudia, td bem?
    Percebi q vc anda sumida, mas sei q são os afazeres da vida não é?… Então, queria tirar apenas uma dúvida, se vc puder me ajudar… Na hora de costurar forro com forro e parte externa com parte externa, me atrapalho por causa do zíper e sempre qdo desviro, fica um buraquinho, ali na ligação do zíper e do tecido, bem nos cantinhos… o q faço?
    Abçs!!

  53. Oi Cecília,
    Ando sumida mesmo. Dando muito menos atenção ao Blog do que gostaria!
    Além de “Costureira”, coordeno o Núcleo de Pós-Graduação e Extensão de uma faculdade e estou atolada de trabalho.
    Vamos lá!
    Quando for fechar as laterais, forro com forro, comece de baixo e suba em direção ao zíper. Mova o carrinho do zíper de forma que não atrapalhe a costura. Costure até encontrar realmente o retalhinho que está nas pontas do zíper. Repita o mesmo do outro lado. Deve funcionar!
    Qualquer dúvida, peça socorro.
    Grande beijo e um Natal de paz e felicidade!
    Ana Cláudia

  54. meu porta celular ficou lindo. mas o zíper ficou pequeno. abre bem pouquinho, não tem celular que entre. Vou usar pra guardar dinheiro e moedas!
    Mas muito obrigada pelas dicas. Adorei!

  55. Oi Lauren,
    No começo é assim mesmo. Dê sempre uma folguinha para mais, pois, quando a gente vira do avesso para o direito, sempre “perde” um pouquinho de pano.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  56. Eu tbm sem nenhuma experiência me atrevi fazer uma bolsinha pra 2 celular q ta dando pra usar,mais não chega aos pés dessa ai de cima!!!
    Adorei essa só acho dificil colocar o ziper,então dei um jeito com botão.
    Vou tentar essa dai.
    Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s