Artesanato - Craft, Costura, Patchwork, Reciclagem, Tutoriais

Patchwork – Aproveitamento de Retalhos

foto14-retalhosQualquer que seja o projeto de costura que façamos, inevitavelmente teremos sobras de tecidos, retalhos, que muitas vezes não são reaproveitados. Alguns crafteiros, como eu, resistem a jogá-los fora, sempre achando que terão utilidade: uma aplicação numa roupa, fuxicos, flores. Mas, quanto mais costuramos, mais eles se multiplicam.

Ai vem a pergunta: o que fazer com tantos retalhos?

Minha mãe, que é uma bordadeira de mão cheia, me ensinou uma técnica que ela aprendeu numa aula de patchwork, exatamente para aproveitamento dos retalhos de sobras de costura. Fiz esse passo-a-passo para compartilhar com vocês, afinal, tecidos de algodão não estão nada baratos e o resultado é muito fofo!

Material necessário:

– Entretela termocolante;

– Retalhos de algodão variados;

– Caneta;

– Placa de corte (opcional);

– Cortador circular (opcional);

– Tesoura;

– Ferro e mesa para passar;

– Máquina de costura;

Corte a entretela no tamanho e formato que deseja. Caso vá seguir um molde, corte a entretela seguindo o molde, como se fosse o tecido. Nesse caso, fiz um retângulo apenas para facilitar.

Com a caneta, risque linhas paralelas formando faixas de larguras diferentes. Nesse caso, fiz faixas com larguras de: 4 cm,  2,5 cm e 1 cm.  

foto1-retalhos

Separe os retalhos de algodão para fazer esse trabalho. Os meus estavam bem amassadinhos num saco.

foto2-retalhos

Passe ferro nos retalhos que irá utilizar. Essa fase é importante para garantir o bom resultado do trabalho.

foto3-retalhos

Vamos começar pela primeira faixa riscada na entretela, com 4 cm de largura. Corte retângulos de diversos tecidos com aproximadamente 4,25 cm de altura e a largura que desejar. Eles não precisam ser idênticos. eu usei a tesoura. Se você preferir use o cortador circular e a mesa de corte.

Vá para a mesa de ferro, coloque a entretela com a parte colante (com brilho) para cima. Com o ferro comece o seu trabalho pelo cantinho colando com cuidado o primeiro quadradinho. A linha inferior serve como guia. Você não precisa segui-la com exatidão.Porém, deverá passar um pouco da linha superior.

Atenção: cuidado para não passar o ferro direto na entretela, pois, além de sujá-lo, você retirará a cola da entretela, inviabilizando o trabalho. Trabalhe com a pontinha do ferro, ou se preferrir, use um daqueles mini-ferros que você encontra em boas lojas de material de artesanato.

foto4-retalhos 

Continue preenchendo essa faixa com outros retângulos de retalho. Cada novo retalho adicionado deverá se sobrepor um pouco ao anterior e também deverá passar um pouco da linha superior. Veja na figura abaixo.

foto5-retalhos

 Não se preocupe com as sobras de tecido do outro lado. Elas serão aparadas no final do trabalho.

foto6-retalhos

 Agora vamos começar a cobrir a segunda faixa, trabalhando da mesma forma. Os novos retalhinhos deverão se sobrepor um pouco aos retalhos da faixa inferior. Apare pequenas sobrinhas na parte inferior, para que o trabalho fique com um acabamento melhor.

foto7-retalhos

Vá preenchendo as faixas seguindo as mesmas instruções. No final seu trabalho deverá estar assim: (desculpa, essa foto não está muito nítida).

foto8-retalhos

Note, no zoom, a superposição dos tecidos.

 foto9-retalhos

Chegou o momento de fazer o acabamento do trabalho. Observe que há sobras de tecido em um dos lados da entreltela. Apare essas sobras com a tesoura ou o cortador circular.

foto11-retalhos

Finalmente hora de costurar! Você pode escolher entre o zigzag ou algum ponto decorativo que sua máquina tiver. Minha Maria Filó é uma Singer Facilita Pro, logo, fiz o zigzag mesmo.

Costure no encontro entre as retalhinhos. Tente, na medida do possivel, não interromper a costura, girando o tecido na sapatilha, evitando as emendas.

 foto12-retalhos

Pronto! Você agora tem um lindo tecido em patchwork para fazer o que quiser!

foto13-retalhos

Gostou? Deixe seu comentário.

313 comentários em “Patchwork – Aproveitamento de Retalhos”

  1. Que linda idéia! Bem prática, inclusive (muito melhor que unir de um por um na costura)! Adorei! :-***

  2. Olá Chica, achei supimpa esta sua dica, e da maneira do seu pap, até eu que nunca trabalhei com entretela, acho que vou dominar. Assim que fizer eu te falo. Muito obrigada.

  3. Achei linda a borboleta, vou fazer uma como essa, talvez não fique tão linda como a sua.mas farei o possivel.Parabéns.

  4. Venho te agradecer pelas aulinhas das flores…
    Fiz algumas e postei no meu blog.
    Se puder, de uma olhadinha e me diga o que acha.
    Seu blog é muito bom, parabéns!

  5. Oi Ana… este é o jeito mais fácil de se fazer um “crazy” adorei, pois os modos que eu sabia era terríveis e chatos de se fazerem. Agora sim consigo! Beijão e super obrigada!

  6. Olá, Ana. Muito obrigada pelo tutorial. Adorei a dica e já sei como utilizar os retalhos que possuo. Grata por compartilhar a idéia e boa sorte, amiga. Beijos e felicidades.

  7. achei lindo. adoraria ter o dom. de transforma. coisas, simpres em coisas lindas.

  8. amei a dica…Tinha preguiça só de pensar no nome patchwork quanto mais costurar um a um!
    Bjs!

  9. menina! foi a melhor receita de patchwork que eu encontrei e olha que eu orcurei muuuiiiiito! valeu adorei!

  10. muuuuuuito obrigada pela dica! eu ameeeeeeei de verdade!
    tenho retalhinho pequeininhos e vou usar sua dica para elaborar algo!
    beijos

  11. Olá amiga,boa noite.
    Adorei as suas explicações de aproveitamento de retalhos.
    As capas para máquina de costura estão lindas.
    bjtos.Nile.

  12. adorei, até fiz um (luva pegador de panela) ficou muito bonito e é uma otima ideia para utilizar restinhos de tecido bjus rose

  13. Olá, parabens por seu trabalho. Estou precisando muito fazer algo, e isso me incentivou. DEUS a abençoe muito.

  14. Estamos iniciando uma oficina de reutilização de retalhos em nosso projeto ambiental.Meu propósito é não usar as técnicas do patchwork,para as crianças ,o seu trabalho para mim foi um presente do céu.Simples e belo.Entre sempre em contato com o projeto,vai ser ótimo para todos nós.OMEIO AMBIENTE,agradeçe.Cibele

  15. Cibele, fico muito feliz mesmo de ajudar nesse projeto bonito! Dê uma olhada nos posts sobre flores de tecido; também utilizam retalhos e acho que podem ser muito úteis para o seu projeto!
    Grande abraço!

  16. Já tinha ouvido falar nesse tutorial que vc fez! Hj tive a alegria de encontrá-lo!
    Acompanho o blog da Luciane (minha casa, meu mundo), lá ele colocou um post falando da Danny do Borbolet’s, fui lá conferir e acabei encontrando o teu!
    Adorei!

    bjs
    Edir

  17. Lindissimoooooooooooooooooooooooooooo, muito lindo mesmo.
    Excelente dica.
    Amei esse trabalho e olha que vc explica direitinho.
    Parece ate´que estava numa aula frente a frente. rsrsrs
    Beijos
    Sônia

  18. Adorei, adoro tudo que é feito com retalho, ficou muito lindo seu trabalho parabéns, gostaria de ver mais ideias sua.

  19. Poxa!!! Vc arrasou nessa dica!!!
    Estou começando no patch agora, então tudo pra mim é novidade!!
    Obrigado pela generosidade de compartilhar!
    Felicidades!

  20. Nossa !! Sou como vc .. sempre juntando retalhos aqui e ali .. adorei a idéia, além de muito linda, ainda é útil. Bjos.

  21. Nossa, tava muito querend uma receita de Patchowk e de todas que vi essa foi a mais fácil, achei muito legal essa idéia de colar os tecidos na entretela, agora acho que vou conseguir fazer alguma peça. Vc só não explicou como fica o lado do avesso.

  22. OI,
    eu denovo rsrsrs
    E vc também ensina patchwork?
    adoraria umas aulinhas kkkk
    Abraços

  23. Oi Ira,

    Infelizmente não dou aula não. Trabalho o dia todo!
    Mas, minha mãe toma aula de patchwork com uma professora maravilhosa. Ela pode te indicar.

    Bj.
    Ana Cláudia

  24. Menina,
    Não consigo deixar recado
    Na pagina de sua mãe!?!
    Pode falar o nome da professora?
    eu procuro o resto na net rsrsrs
    espero que a profa seja minha vizinha kkkk
    Bjs
    p.s muito grata

  25. Gostei muito desse “aproveitamento”! É simples , bem explicado, e duvido muito que existam pessoas que trabalhem com retalhos que não acabem ficando com aquele monte de pedacinhos amarrotados dentro de um saco… Haja saco!
    Ainda não experimentei porque acabo de ver agora… mas certamente vou tentar! Obrigada pela dica e pela boa vontade em deixar tudo bem claro! Parabéns não só pelo trabalho como por seu evoluído espírito!
    Um beijo
    Elsa

  26. Bom dia,

    trabalhamos com confecção de camas pet e gostaria de saber se você utiliza retalhos ou se conhece alguém que possa os reaproveitar.

    Qualquer dúvida, estou à disposição!!!

    Atenciosamente e grata desde já,
    Cinthia

  27. Cintia

    Vou enviar email para outras artesãs que conheço e verifcar se têm interesse nos retalhos: Uma dúvida: são de algodão, ou de que tecido?
    Abraços,
    Ana Cláudia

  28. A sua idéia é muito interessante, simples, bonita e é patch. Parabéns, abraços carinhosos de Maria Teresa

  29. Ola amiga, obrigada por nos ensinar mais esta. Tenho certeza k sera de grande ajuda a nos todas.Grata .Parabens. Regina

  30. Bom dia querida, amei seu trabalho! Imagine só que na semana passada fiz um cursinho de decoupage em tecido, e gostei bastante, e já estava interessada em aprender novas técnicas com tecido, eis que surge você com esse lindo presente para alegrar meu dia. Muito obrigada pelo passo a passo. Vou fazer em breve.
    beijos.

  31. Alguém já te disse,sem te conhecer que vc é muito preciosa???Deus te abençoe pelo modo simples de ensinar um trabalho que prá muitos é dificil até de falar o nome..bjca.

  32. Adorei a ideia!!! Obrigada! Tenho tantos retalhinhos e não sabia que fazer! Bjo.

  33. Olá, boa tarde!

    Necessito de ajuda, se possível, um amigo meu está envolvido em um projeto de fabricação de almofadas utilizando resíduos da fabricação de edredons, mas após a utilização desse resíduo ainda restam outros resíduos composto, principalmente, por retalhos de tecidos. Minha pergunta é a seguinte: você conhece alguém ou alguma entidade que possa fazer uso desses retalhos para algum trabalho de patchwork ou algo do gênero? A pessoa necessita com urgência de se desfazer desses retalhos (devido pouco espaço físico), por isso propõem-se um ótimo acordo entre as partes.
    Espero que você possa nos ajudar. Aguardo seu retorno.

    Obrigada,
    Cláudia

  34. Oi Cláudia!

    Sugiro que ele faça uma busca no google sobre cooperativas de artesãos, fuxiqueiras. Há muitas cooperativas que trabalham exatamente com refugos industriais, retalhos, etc. O SEBRAE também poderá indicar algumas.

    Infelizmente não sei nenhuma para indicar.

    Abraços,
    Ana Cláudia

  35. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii….linda e inteligente forma de aproveitamento!
    parabéns pelo PAP e bem didático e obrigada por repassar seu conhecimento. beijos no seu coração!!!!

  36. Olá!!! Eu amo esse blog!! Tem muitas coisas úteis e facílimas de aprender!… Mas eu tenho uma dúvida: o que é cortador circular e pra q serve?!! Gostaria de dar uma sugestão: fazer um postagem falando das ferramentas mais usadas e a função de cada uma delas… fica mais fácil para as iniciantes (como eu) aprenderem…

    Beijos e PARABÉNS!!

    cECÍLIA

  37. Oi Cecília!
    Obrigada pelo carinho. meu Blog é um “xodó” que adoro fazer!
    Adorei sua sugestão. Vou fazer um post bem basiquinho, viu?
    Olha, aqui tem um link para um cortador circular. É como um cortador de pizza super, super afiado para cortar tecido. Você põe o tecido sobre a base de corte que é milimetrada:
    http://www.panoxadrez.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=5983&Y=5702465722191&Det=True&IDProduto=854714&q=Placa+de+Corte+Olfa+%2845+x+60+cm%29
    Põe a régua por cima do tecido, ajusta as marcas da régua com as da base:
    http://www.panoxadrez.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=5983&Y=5702465722191&Det=True&IDProduto=1269101&q=R%E9gua+de+Acr%EDlico+de+15+x+60+cm
    E desliza o cortador bem rente à régua.
    http://www.panoxadrez.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=5983&Y=5702465722191&Det=True&IDProduto=1269101&q=R%E9gua+de+Acr%EDlico+de+15+x+60+cm

    Pronto. Seu corte sai bem preciso!
    Bjos,
    Ana Cláudia

  38. Amei a sua idéia de fazer tudo na entretela ao invés de ficar costurando retalho por retalho.sou apaixoonada por artesanato.O seu ficou muito bom, parabéns!!!!

  39. Obrigada Cláudia.

    É muito bom para aproveitar pedacinhos bem pequenos de retalhos que às vezes nem conseguimos emendar na máquina.
    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia Mattos

  40. Nossa, amei sua técnica de fazer essa emenda de tecidos eu ainda não conhecia. Começei no mundo do patch agora e estou fascinada por tudo isso vou aproveita e fazer tambem, obrigada pela dica. Bjs Jônia

  41. foi muito interesante este jeito de organisar os retalhos,sempre tive dificuldades de organisar sem franzi o forro.
    ADOREIDE++++++++++++++++++++++++++++++

  42. Obrigada Janaina!

    Realmente não é fácil trabalhar com pedacinhos bem pequenos de retalho. E a vantagem dessa técnica é que o tecido já sai “entretelado”, bem estruturadinho.
    Bjo e sucesso,

    Ana Cláudia

  43. Participei de uma aula de patch e fiquei encantada.
    Levei para casa uma molde, comprei tecidos e fiz vários quadrados coloridos, costurados à máquina.
    Porém, a pessoa que nos deu a aula não tem mais vínculo nem contato com o estabelecimento.
    Ando à procura do ” passo a passo ” para concluir o meu trabalho. Mas só tenho encontrado endereços comerciais…
    Você foi o diferencial. Parabéns pelo desprendimento, pelo método de ensino e o resultado do trabalho.
    Continue assim.

  44. adorei a sua ideia de dar uma utilidade aos peq/ pedaços de retalhos, pois
    os tenhos e muitos. Faço avental entao sobra as lateral, agora vou usalos p/ uma boa finalidade.
    bjs.

  45. olá gostei imenço do que vi sobre os retalhinhos só tem uma coisa há peças em que falas que eu desconheço mas mesmo assim já vi como se faz e para eu exprimentar também.
    obrigada bjs

  46. olá são estas peças que eu não sei o que são para poder trabalar da maneira em que ensinas espero que me ajudes obrigada Placa de corte (opcional);

    – Cortador circular (opcional);

  47. Oi Fatima,

    a base de corte (há foto de 3 tamanhos diferentes nesse post) é um tapete emborrachado. Sobre esse tapete você irá colocar o tecido. Sobre o tecido você colocará a régua e, apoiando na régua (foto no post), utilizará o cortador circular que é bem similar a um cortador de pizza (foto no post). Assista o vídeo no post onde há uma excelente orientação sobre como utilizar essas 3 peças: placa de corte, régua e cortador circular.

    Espero ter ajudado.
    Bj,

    Ana Cláudia

  48. Ana Cláudia, adorei!!!
    Obrigada por compartilhar conosco.Boas Festas.
    Abraços da Tânia – De Pato Para Ganso.

  49. Ficou maravilhoso!
    da maneira que você explicou ficou super fácil, me deu vontade de tentar.

  50. Oi Ana,
    Adorei, gosto muito de Patchwork, aprendi mais uma técnica, vou fazer, tenho muitos e muitos retalhos e retalhinhos. Obrigada por compartilhar.
    Em 22/09/09, Claudia te escreveu oferecendo retalhos e resíduos de materiais para patch.
    Faço parte de uma entidade chamada “Mãos Dadas Artesanato Voluntário”
    reciclamos e usamos muitas coisas, fazemos bazar e o que arrecadamos, doamos para alguma entidade necessitada. Então, aceitamos todo tipo de doações. Se caso Claudia ainda não conseguiu se desfazer do material, gostaria de entrar em contato com ela.

    bjs
    ficou maravilhoso e obrigado

    Iva Brunatto

  51. Muito lindo e criativo….. imaginei uma almofadinha nova para deixar o sofá mais aconchegante…. tenho muuuuitos retalinhos e tenho dozinha de jogas-los fora, afinal ecolhemos os tecidos com muito carinho na hora da compra. bjos

  52. Hola: Adoro todo lo que sea reciclado y si es de retazos de tela mucho mejor trabajo con niños (S down y autismo) y me encanta estar con ellos son increibles Dan amor por montones Hago manualidades con ellos y les gusta, tambien les enseño baile y nos divertimos mucho. Tengo muchas fotos pero nunca se me ocurrio subirlas ademas depende creo de los padres de familia. Muchas gracias.

  53. AMEIIIIIIIIIIIIIII….
    TO COM UMA CAIXA DE RETALHOS, QUEM SABE….. FAZENDO EM PEDAÇOS TENHA UMA COLCHA, OU UMA ALMOFADA SUPER MARAVILHOSA.,…….. AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

  54. Por favor este milimetrado de fundo verde como se chama? é papel, plástico? como nomeio e onde compro?

  55. Agradeço muito por ensinar-me o passo-a-passo do Patchwork. Sempre quis aprender ! Tania

  56. Oi Sara,
    Não, não fica. Existem entretelas de diversos preços. Aqui em Salvador, compro a R$ 1,80 o metro no armarinho Juliana. A mais cara que vi estava de R$ 3,50 no armarinho Arthuro (que é caríssimo).

    Experimente essa técnica, você vai gostar!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  57. adorei , estou fazendo uma capa de estofado o trabalho
    esta ficando lindo.
    e deu coincidencia que eu tenho um rolo de entertela antigo em casa,
    muito obriagodo

  58. GURIA! QUE BOM QUE EU PASSEI POR AQUI. ADOREI O QUE VI. MUITO OBRIGADA PELA POSTAGEM. COM CERTEZA VOU SEGUIR TUAS DICAS. BEIJOS E MUITO OBRIGADA!

  59. Adorei, meus parabéns.
    sou professora de artes e farei amanhã este trabalho no caderno de meus alunos.
    Obrigada

  60. Baaah, amei!!
    vou fazer uma almofada para meu quarto, muito bom para aproveitar os tecidos mesmos, pois não custa barato né. AUHSUAHSH…
    Muito obrigado!
    Júlia

  61. adorei, muito legal a idéia..
    acho que vou fazer uma almofada, e é uma técnica muito legal para aproveitar os pedacinhos, que como tu disse, não é nem um pouco barato, HAUSHUAHUSHUA!!
    beeijão e muito obrigada

  62. ops, postei dois, é que tinha postado dai quando vim aqui de novo não achei, só quando mandei o outro que vi.

  63. Nunca consegui emendar retalhos.Obrigada,que Deus te abençoe.Creio que
    agora eu vou conseguir graças a voce.
    beijos, Beth

  64. Cara amiga,
    Tudo que eu disser vai ser redundante, mas não resistí dizer que

    A-D-O-R-E-I!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O melhor é que eu já usava esta técnica, sem saber que alguém desejosa de ver a utilização das pequenas sobras, criou peças tão lindas, e ensinou o passo a passo para quem ainda não havia experimentado.
    Por favor me inclua em suas novidades, use o meu e-mail, e estarei enviando algumas peças para serem apreciadas por estas artesãs de mãos de fada que existem em todo este imenso Brasil!
    Mil beijos a todas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Mil beijos para todas.

  65. Oi Beatriz,

    Obrigada pelos elogios.
    Gostaria de ter mais tempo para postar tutoriais com maior frequência aqui no Blog. mas, a gente faz o que pode!
    Bjo e sucesso!
    Ana Cláudia

  66. gostei muito da sua ideia,pois ganhei muitos retalhos e estava ate jogando os pequenos,mas pelo jeito aproveita-se tudo.

  67. Olá!
    Em miuda com 15, 16 anos, e numa aldeia Portuguesa , irreverente como eu era…. deixava toda a gente “no cuchicho”! um dia pedia à minha mãe pra fazer uma saia maxi toda florida evazé e justinha na cintura..com retalhos vários entre eles alguns do tecido da saia, confecionei eu o top… imagine um lenço dobrado no pescoço dobra um triangulo e faz costura para passar fita que vai atar no pescoço, atrás igual nos dosi lados… Bem … Uauuuuu!!

    Ando com vontade de voltar ao trapos!! :))

    Os seus trabalgos inspiram-me!!

    Parabéns!!

  68. achei muitissimo interessante, eu estou procurando ja algum tempo o que fazer com meus retalhos, vc fala em tecido de algodao e neus tecidos sao suplex e meril tb jacá, estes tecidos eles sao de roupas de ginastica. será que posso realizar este trabalho. por favor me de um retorno, se quiser pode me ligar. 21-9134-6735 cida

  69. Oi Aparecida.

    Com esses tecidos não dá, pois é preciso usar o ferro com a entretela termocolante. Acredito que esses tecidos elásticos não suportem uma temperatura alta.

    Abraços,
    Ana Cláudia

  70. Muito fácil a explicação do passo a passo, muito lindo também vou experimentar pois tenho muitos retalhinhos. bjs

  71. achei a sua ideia maravilhosa Deus abençoe a sua vida ao dar esta idéia para nós. obrigada!

  72. Se gostei? Eu AMEI! Estou começando agora na arte da costura e cada vez que via um retalhindo caindo do lado de lá da tesoura sentia uma dor enorme no coração e no bolso. Agora não vou perder mais nada! Obrigada pela aula de aproveitamente. Manda mais, manda mais!
    Beijos.
    Sonia (08/06/2010)

  73. Obrigada pela dica!!!! Estou engatinhando… e suas dicas são ótimas!!!
    Parabéns pela capacidade e generosidade!!!
    Jurema

  74. Oi Maria Ignês,
    Obrigada!
    Combinando bem os tecidos fica muito lindo.
    Eu fiz com todo restinho de tecido que tinha, sem muita preocupação em combinar…
    Bjo,
    Ana Cláudia

  75. ola esta dica é paraninguem ficar de fora do patchwork émuito facil vou por a ideia nos meus tecidinhos que guardo com muito carinho,espero outras dicas Deus que te abençoe abraços marta

  76. Gostaria de saber se qdo lavar ele não vai largar?o trabalçho é muito bonito e natural.
    Parabéns!!

  77. oi parabens ,muito bonito e diferete, eu tambem fasso colchas de retalhos, agora mais uma maneira diferete para eu fazer as minhas.

  78. Oi Kalina,

    Funciona como qualquer tecido entretelado. Você deve lavar com suavidade, sem esfregar com vigor.

    Caso deseje usar para fazer trabalhos maiores, como colchas, por exemplo, como haverá um “recheio”, provavelmente de manta acrílica, mesmo que, como tempo a entretela se desgaste (mesmo em golas de camisas acaba acontecendo), o recheio manterá a colcha armada.

    Abraços,
    Ana Cláudia

  79. Oi! ana Claudia,

    Adorei sua técnica.

    Eu disponho de muitos retalhos sintéticos; cetim de várias texturas, musselina lisa e estampada. Gostaria de fazer saias, blusas, batas, almofadas, encharpes, xale para cama, ect.
    Você pode me ajudar com algumas sugestões?
    Obrigada e Parabéns pelo seu trabalho.
    Deus te abençoe!

  80. Oi Josete,

    Hum, adorei a idéia.
    Cuidado com tecidos muito sintéticos que não aguentarão a temperatura alta do ferro na hora de fixar à entretela.
    Você pode trabalhar com desenhos mais elaborados, ao invés das faixas que su fiz. exemplo: círculos superpostos, triângulos de diversos tamanhos.
    Acho também interessante o trabalho feito tendo como foco uma cor nos seus vários tons.
    Quando concluir, mande a foto para contatochicabacana@gmail.com que eu posto aqui, ok?
    Bjo grande e sucesso!
    Ana Cláudia

  81. Parabéns. Muito fofo seu trabalho, além de muita gentileza de passar as dicas.

  82. Parabens.Amei.Antes de minha maezinha, subir p/o andar de cima
    ela deixou-me uma colcha de pedacinhos que chamamos COLCHA de RETALHOS, colocamos a coberta que queremos dentro dela pois ela fez c/duas faces e está o melhor edredon do mundo p/as noites de inverno do Rio Grande do Sul.
    Um abraço e obrigada p/existir e ser a pessoa que és e assim dar oportunidades a nós para conhecer teu lindo trabalho.

  83. Adorei. Nos dias de hj é difícil as pessoas compartilharem conhecimento. Parabéns!

  84. Olá Ana, tudo bom?
    Estava olhando as novidades em patch e entrei na sua página, a d o r e i sua idéia de divulgar o trabalho em colagem. Peloq li vc realmente ajudou muita gente. Bjs em vc e em Lygia.

  85. Amei !!!
    Muito obrigada por compartilhar este trabalho maravilhoso.
    Nunca fiz colcha de retalhos, estou querendo aprender, com este passo a passo tenho certeza de que conseguirei.
    Muito obrigada e que Jesus te abençoe!

  86. Aidéia de colar os panos na entretela foi fundamental para meu trabalho.Vc está de ´parabens

  87. Muito interessante!Sou principiante e fiquei muito animada…tudo tão explicadinho!!!
    Obrigada e parabéns !!!Sucesso!!!

  88. achei muito proveitoso fazer patchwork com retalhinhos que não serviriam para nada! ^^ vlw

  89. Adorei essa idéia, dá pra fazer a colcha que tanto sonho não é?
    parabéns e obrigada!!

  90. Parabéns! Achei maravilhoso.
    Estou procurando quem faça vestido tipo bata nessa técnica
    e que tenha bordado também. Vocês fazem?

    Obrigada.

  91. Oi Lourdes,

    Infelizmente, não conheço, porém, uma vez feito o tecido com a montagem na entretela, acredito que qualquer costureira faça sem maiores dificuldades.
    Para fazer roupa, sugiro que use a entretela de tecido, e não a de papel como usei nesse tutorial.]
    Boa sorte!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  92. Adorei sua explicação. Muito útil para quem, como eu, está iniciando. Será que vc poderia fazer um passo-a-passo de uma sunbonnet.
    Bjokas

    Cida

  93. nooosa ! foi otima a ideia …ao inves de fazer fuxicos vou usar meus retalhos para forrar uma cupula de abajour que tenho!

    valeu !

  94. Nossa!!! eu amei, faço bonecas de pano para doar e sobra muitos retalhos com essa idéia vou fazer outras formas de presentes, obrigada!!!

  95. Oi Ana Claudia,
    Parabens pelo PAP e por ser tão atenciosa… li os comentários e reparei que vc responde a todos…. diferente de qq blog que já entrei, onde sempre vemos as perguntas e nunca as respostas!
    Obrigada pela atenção….
    Eu queria perguntar se vc engomou os tecidos pra fazer o serviço, ou o fato de colar na entretela já impede que desfiem? Pq nas emendas “pelo direito” (do lado de baixo) a gente tem que cortar rente pq fica por cima não é? Logo quando no PAP vc começa a colar a 2ª coluna e tem uma foto com uma tesoura.
    Não sei se expliquei direito, e sou super iniciante em patch… adorei a técnica pq tenho muitos retalhos de fazer caixinhas de papelão forradas de tecido, e tb não jogo nada fora. Mas fiquei com essa dúvida. Me ensina, por favor!!
    obrigada e Parabens pelo seu trabalho!!
    bjs
    Ana Lucia

  96. Oi Ana Claudia,
    Esqueci de prguntar uma coisa: vc comentou que exustem entretela de tecido e papel? Qual seria a diferença básica e pra que finalidades vc indicaria uma e outra?
    tks
    Ana Lucia

  97. Oi Ana,

    Não é preciso engomar, pois a entretela já garante que o tecido não desfie. Aparei as sobras para quando costurar o zig zag as emendas ficarem alinhadas. Deixe uma sobra de 0,5 cm (um tecido sobre o outro) para que fique melhor acabado.
    Espero ter ajudado.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  98. Oi Ana,
    Se o seu trabalho será lavado é melhor utilizar a entretela de pano, poico, com o tempo e as sucessivas lavagens a entretela de papel se dissolve.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  99. Oi Ana Cláudia!
    Passeando pela net achei teu blog…AMEI…nunca vi alguém compartilhar tão didaticamente. Teu PAP foi muito minucioso… Parabéns. Sou nova no mundo do patch (só neste) e sempre busco algo diferente para fazer. Muito obrigada e que Deus te ilumine cada vez mais!!!
    Abraços!

  100. Oi Helen,
    Dá sim, porém sugiro que use a entretela de tecido (eu usei aquela de papel), pois você precisará lavar a colcha.
    Se fizer, por favor, entre em contato. Gostaria de publicar aqui.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  101. Sonia,

    Gostei muuuito de suas dicas. Um trablho bem bonito e até lúdico!
    Abço,
    Meyre

  102. Adorei! Não sabia que preisava da entretela. Vou fazer uma capa para meu violão com esta técnica, mas vou aproveitar uma capa antiga e apenas forrar com o tecido costurado… mesmo assim preciso da entretela?
    Espero receber suas atualizações em meu email!
    Abraços e felicidades!!!!

  103. Oi Gledes,
    Você pode emendar os tecidos sem a entretela, colocando direito com direito dos tecidos juntos e costurando. Note que nessa técnica a costura é só é feita após unir os tecidos com a entretela. O uso da entretela confere firmeza ao tecido, porém, para uma capa de violão que é muito manipulada, sugiro que use acrilon (manta acrílica como recheio e acrescente um forro.
    Quando fizer, me mande a foto para contatochicabacana@gmail.com que eu publico aqui no Blog.
    Bjo e sucesso!
    Ana Cláudia

  104. Ei Ana! Obrigada por responder-me tão prontamente!
    Muito boa a dica da manta acrílica, era isso mesmo que faltava! Agora sim minha capa vai ficar legal.
    Poxa, que bom ter encontrado seu blog. Muito obrigada Ana, assim que a capa ficar pronta lhe enviarei a foto. Vai demorar um pouquinho a mais pois vou fazer a mão. Ganhei uma Facilita da minha mãe, mas ainda não chegou e estou com muita vnltande de começar.

    Até breve! Feliciades!
    Beijos e abraços,
    Guegué.

  105. Oi Gledes,
    Que bom! Tenho certeza que vai ficar um charme!
    Sabia que a minha máquina também é uma facilita que ganhei da minha mãe?
    Ah, essas mães…
    Bjo e sucesso,
    Ana Cláudia

  106. Olá. Gostaria de saber qual é a entretela aplicada no tecido? Já procurei entre tela dupla e não encontrei. Será que há outra opção?

  107. OLA ADOREI A IDEIA, PARABENS
    MANDE-ME POR FAVOR POR E-MAIL QUANDO TIVERES NOVIDADES .
    ABRAÇOS QUE dEUS TE ABENÇÕE.

  108. Ana Cláudia, muito legal o trabalho.
    Comprei uma base e cortador … mas não achei o vídeo que você menciona na resposta para a fátima.

    Parabéns pelo trabalho!

  109. Apaixonante seu espaço! Parabéns! Daqui de seu espaço a sala recursos vai reinventar mesmo com nossa simplicidade! Bjs Ana Claudia.

  110. oi Ana claudia adorei este trabalho ,sou costureira a alguns anos,estou pessando em começar a trabalhar com retalhos pois acho que o custo para compra de material è mais barato.sera que da pra ganhar dinhiro com este tipo de artesanato.a me fala onde consigo achar dessa entrelela colante.um abraço

  111. Oi Mônica,
    É uma ótima idéia. além de diminuir o curto do seu produto, de quebra, ainda ajuda o planeta!
    Essa é a entretela comum que utilizamos em golas, por exemplo. É encontrada em armarinhos. existe a entretela de “papel” (que eu usei nesse trabalhoa) e a de tecido que é mais encorpada e resistente. veja qual se adaptará melhor ao seu trabalho.
    Abraços e sucesso!
    Ana Cláudia

  112. Eu nao so gostei,como amei a tecnica, muito boa,sou filha de costureira e cresci em meio a muitos retalhos. agora achei uma otima maneira de reaproveita-los.meus parabens pela iniciativa de compartilhar conosco.Deus lhe abençoe muito, mesmo.

  113. Olá Ana Claudia, adorei seu trabalho… muito legal sua idéia, vou seguir… abraços.

  114. Oi,adorei esse trabalho,eu estava meio que por fora do mundo do artesanato ,mas quando eu vi esse tipo de trabalho foi amor a primeira vista ,faço meus bicos de croche e entao quero unir os dois trabalhos acho que é uma boa ideia,e como sou criativa, tenho boas ideias,vai dar tudo certo,ainda mais que eu adorei,amei mesmo de coraçao,esta de parabens. Um abraço . MARINES de Sao Lourenço do Sul, RS

  115. Oi Marines,
    Obrigada querida.
    O bom desse tipo de trabalho é que reciclamos material (diminuimos o lixo), o custo é quase zero e ainda geramos um artesanato lindo!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  116. Gente, essa é a melhor e mais prática ideia de patchwork que já vi!!
    Obrigada por compartilhar !
    Beth

  117. Gostei muito do seu trabalho também faço artesanato e gosto muito com as minhas sobra de retalho vaso colchas um abraso parabens pelo trabalho ficou muito bonito.

  118. Adorei a idéia. Quero aprender a fazer esse tipo de artesanato e acho que esse seria um bom começo. Você arrasou no passo a passo. Com certeza vou fazer. Se tiver mais uma dica pra mim que quero aprender do nada. agradeço.

  119. Amei essa técnica, simples e não exige muito investimento em réguas, tecidos importados, cortadpres e outras coisas que não são possíveis quando se deseja trabalhar com pessoas sem condições financeiras suficientes. Muito obrigada.

  120. ei ana, qual maquina ideal para fazer colcha de retalho? obrigada

  121. Oi Ana,
    Existem varias maquinas específicas para patchwork, voltadas para a técnica tradicional (não essa que utilizei aqui). Há modelos da Singer, Brother, Bernina, Janome. O ideal é pesquisar e ver exatamente o que você quer.
    Qualquer máquina reta doméstica serva, mas,, na hora de fazer o quilt, um bom equipamento, ajuda!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  122. como costurar aqueles retalhos misturado, que misturavam quadrados, triangulos, trapezio, etc…, como antigamente?

  123. Olá Tereza,

    Há várias técnicas para fazer o patchwork, mas, não há como explicar nessa resposta. Faça uma busca no google, no youtube ou adquira alguns livros com orientação detalhada.

    Abraços,
    Ana Cláudia

  124. adorei quero aprender mais tenho um pouco de dificudade em emprender no vidio sera que com a resvista e melhor? obrigado

  125. Oi Cláudia,
    Acho o vídeo mais fácil que a revista. Talvez uma boa opção para você seja fazer algumas aulas para aprender as técnicas básica.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  126. Oi Ana,adorei sua dica,mas tenho uma pergunta,este tipo de emendas da pra fazer pecas que serao lavadas?nao sei se desta maneira o tecido fica forte o suficiente para lavar?e a entretela nao vai soltar?se caso tiver mais dicas pode me passar?
    obrigada
    embrulhart@gmail.com

  127. Oi Caroline,
    Para tecidos que serão muito lavados essa técnica não é a ideal. Nesse caso, é melhor usar técnicas tradicionais de patchwork, com a emenda dos retalhos mesmo.
    Abraços,
    Ana Cçáudia

  128. Ana Claudia boa noite, adorei os seus trabalhos,vc é uma pessoa muito abençoada, pelo carinho e respeito com que vc trata as pessoas que te pedem informação .Eu tenho uma curiosidade que se possivel for vc pudesse me ajudar, gostaria de fazer aqueles tapetes que antigamente se faziam de retalho dobrado que ficava um bico, Eu achei um video no yotube, mais não resolveu as minhas dúvidas, gostaria se vc soubesse fazer ou me indicar onde eu acho na internet para eu aprender, desde ja agradeço, um abraço!!

  129. Oi Gilda,
    Obrigada! Desculpe pela demora em te responder, mas estou numa semana muuuuuito atarefada. Olha, infelimente não faço esse tipod e trabalho e não tenho como te ajudar.
    Espero que encontre um tutorial que esclareça suas dúvidas.
    Abraço,
    Ana Cláudia

  130. Adorei! Vou exprimentar fazer patchwork pela 1ª vez. Vou seguir estes passos obrigada. Estava muito bem explicado. Bom trabalho para você.!

  131. adorei tb, mas gostaria de saber o que colocaste do outro lado da entretela? colocou outro forro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s