Artesanato - Craft, Customização, Feltro, Reciclagem, Tutoriais

O antes e o depois

Há alguns dias, arrumando as coisinhas de costura de minha mãe encontrei esse agulheiro antigo, gasto, abandonadinho num canto. Logo vi o potencial dessa tacinha de prata para virar um lindo cupcake de feltro. Resolvi reformá-lo e devolver a ela. Quer ver o resultado?…. me acompanhe.
Cupcake1

Resolvi reformá-lo e devolver a ela. Fiz algumas pesquisas no google, buscando inspiração e decidi transformá-lo num bolinho de chocolate, com glacê e uma pitanguinha no topo. Vamos à transformação!

Primeiro retirei o enchimento antigo que estava bem gasto. Note os restos de cola e o enchimento que era de espuma.

Cupcake2Silvo

Como essa peça é bem antiga, a prata estava bem suja. Limpei-a com Silvo – importante usar luvas, pois a sujeira que solta é bem grande!

Com um pouquinho de paciência, a mudança é grande. Veja como ficou bonita depois de polida! Dá até para ver o reflexo da fotógrafa (eu mesma!).

Cupcake3Agora vamos montar nosso cupcake. Corte um círculo do diâmetro desejado, que seja suficiente para preencher a tacinha. Como eu queria um “bolinho” mais cheio do que o agulheiro antigo, cortei um círculo maior do que o original. Utilizei como molde, um pires.

Cupcake4Utilizando uma linha resistente, alinhave em volta do círculo como se fosse fazer um fuxico. Para que fique mais bem acabado, tente manter o tamanho do ponto igual e a distância da borda também. Eu utilizei linha Anchor No 8, pois já tinha em casa.

Cupcake5

Encha o círculo de feltro com enchimento siliconizado de almofadas. Coloque bastante enchimento para dar firmeza à almofadinha.

Cupcake6Puxe a linha franzindo para fechar o círculo e arremate.

Cupcake7Agora vamos enfeitar nosso “cupcake de chocolate”.

Corte um círculo de feltro branco de diâmetro menor que o marrom. Utilizei uma xícara de cafezinho como molde.

Cupcake8Faça recortes ondulados e irregularesno círculo, de forma a parecer glacê derramado sobre o bolinho. Prenda com pequenos pontinhos com linha branca na borda e arremate no centro. Depois o nozinho vai ficar escondido pela pintanga que será colocada no topo do cupcake.

Cupcake9Agora é hora de fazer a pitanga. Utilize esse molde abaixo e corte no feltro vermelho. Lembre-se de avançar um pouco nos cortes em direção ao centro. Isso ajudará a dar forma à pitanga.

Molde Pitanga

Cupcake10Para fechar a pitanda, alinhave unindo as pontas do recorte. Encha com retalhinhos do próprio feltro, para que o enchimento não fique visível. Ajuste as pontas, de forma que fiquem sobrepostas, dando o formato desejado. Arremate.

Cupcake11Pronto. Agora é só prender no topo do cupcake e prender algumas miçangas sobre o “glacê” branco, imitando confeitos.

Prenda o bolinho na tacinha com cola quente e… tchan-ran, dá até vontade de comer!

Cupcake12

Que tal procurar nas coisinhas da vovó pequenas tacinhas, ou xícaras antigas e fazer um para você?

28 comentários em “O antes e o depois”

  1. Nooossa adorei a idéia
    aproveitar coisas antigas pra fazer
    algo tããoo fofo
    parabééns

  2. Amei a transformação do agulheiro antigo para esta obra de arte moderna. Você pensa que isto é prá qualquer pessoa? Não amiga, são para aquelas abençoadas por Deus com a criatividade. Nota-se com que amor você fez a modificação. Seja feliz e parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s