Artesanato - Craft, Costura, Dicas, Organização

Quero costurar! Por onde eu começo?

Máquina de costuraDepois de um longo recesso, é com uma felicidade imensa que o ChicaBacana retoma sua atividade, trazendo sempre algum tema interessante relacionado à costura e outros tipos de artesanato. Sigam conosco nessa jornada criativa!

Decidiu ter um hobbie e escolheu a costura? Não sabe por onde começar?

Muita calma nessa hora. Não vá sair comprando todo tipo de acessório, tecido, tesoura e máquina que vir pela frente. Planeje  e você poderá usufruir com tranquilidade desse mundo criativo e tão divertido.

Seguem alguma dicas que podem te ajudar bastante a começar com um custo menor e com tudo o que precisa!

Material necessário para começar:

  • Máquina de costura
  • 2 Tesouras de alfaiate
  • Fita Métrica
  • Alfinetes e porta alfinetes
  • Tecido
  • Linhas nas cores desejadas
  • Papel metro para molde
  • Agulhas de mão
  • Agulhas de máquina do número correto
  • Abridor de casas
  • Aparador de linha
  • Giz

Máquina de costura

Para começar escolha uma máquina doméstica. Pode ser Singer, Janome, Brother, mas, opte por algo não muito sofisticado no início. Você encontrará no mercado máquinas mecânicas e eletrônicas. Para começar, as mecânicas serão suficientes. Normalmente as máquinas já vêem com os pés para costura reta e para zig zag. É bom investir num pé para zíper, caso a sua máquina não venha com um, pois, um bom acabamento é fundamental.
Pés calcadoresMais à frente, quando estiver mais craque você poderá sentir a necessidade de comprar uma máquina de overloque para acabamento Mas, por enquanto, fique no básico; o ponto zig-zag da sua máquina doméstica fará esse papel.

Tesouras

É muito importante separar as tesouras por finalidade, senão perdem o fio bem rápido. Reserve uma apenas para os tecidos e a outra para os moldes. Mais à frente, quando for utilizar outros materiais como a entretela, compre uma nova tesoura apenas para ela.tesoura de alfaiate

Note que a tesoura de alfaiate tem uma angulação bem peculiar que permite o apoio da base na mesa, garantindo um corte mais preciso. É, sem dúvida, a melhor para cortar tecidos e moldes. Invista em boas tesouras que serão duráveis e adequadas ao trabalho.

Fita Métrica

Sem ela é impossível costurar! Precisamos a todo tempo medir as peças, os moldes e garantir  que as peças saiam perfeitas!

Fita Métrica

Alfinetes e Porta Alfinetes

Sim, você vai tomar umas furadinhas. Ossos do ofício da costureira. Sem alfinetes é quase impossível alinhar as peças, principalmente para quem está começando.

Você vai encontrar uma variedade de alfinetes! Alfinetes

Qualquer um vai servir, porém, eu prefiro os alfinetes para patchwork. São mais longos e afiados, facilitando o trabalho e possibilitando prender mais camadas de tecido, se necessário. Mas, também são um pouco mais caros. Não hesite em comprar o que couber no seu bolso!

Os alfinetes simples são bons para prender o molde ao tecido para cortar.

Você precisará de um porta-alfinetes para que acesse os alfinetes com agilidade (acredite, tudo o que acelerar o trabalho vale à pena!). Caso queira fazer um bem fofo, veja aqui um post com um tutorial.

Há ainda outros tipos como:
Porta-alfinetes_todos.png

Tecido

Para costureiras e costureiros iniciantes, a hora da escolha do(s) tecido(s) é um momento difícil. Uma boa dica é: consulte as instruções do molde que vai utilizar, pois, normalmente vem com a indicação do(s) tipo(s) de tecido adequado àquela roupa. Porém, eu sugiro que comece com peças mais simples e preferencialmente de algodão. O algodão é macio ao toque,  não “escorrega”, não estica, favorecendo o bom acabamento quando ainda não se tem muita prática.

Liso, estampado, de poás, qual escolher? Não há uma resposta certa, mas, algumas recomendações são válidas:

Se a peça é pequena, evite estampas muito grandes que perdem a sua diagramação quando cortadas.

Se quiser misturar estampas, bolas, listras (eu adoro!), ouse! A recomendação é, busque a harmonia com as estampas. Elas podem ter uma cor em comum, tom sobre tom, um motivo, ou até um lindo contraste! As peças precisam “conversar entre si. Escolher os tecidos para iniciar um projeto é um dos momentos mais prazerosos da costura. Mas, cuidado, você vai querer comprar muito mais do que precisa, pode acreditar!

Vejam o exemplo dessa bolsa que fiz com  vários tecidos de poá.

Seguem alguns exemplos de combinações harmoniosas de estampas:

Kit tecidos1

kit tecidos 2

kit tecidos 4

kit tecidos 3

 

 

 

 

 

 

Linhas nas cores desejadas

A escolha da linha adequada fará toda a diferença na aparência final da sua peça. As linhas 100% poliéster costuram praticamente tudo e são bem resistentes – eu prefiro. Além disso, têm mais opções de cores. É importante levar o tecido para a compra da linha; a variedade de cores é enorme e você fatalmente terá dúvidas! Se não encontrar a linha na cor exata do tecido, compre aquela com um tom um pouco mais claro – vai funcionar melhor do que a mais escura. Pense também em usar a linha como contraste à sua estampa. Teste, ouse!

Papel metro para molde

O papel metro é uma ótima opção para tirar moldes, principalmente moldes de roupas, por causa do tamanho. Para peças pequenas há opções de reciclagem como capas de revistas, sacolas de lojas e filmes de RX já utilizado. Funcionam muito bem!

Uma boa dica é escrever no molde o nome da peça e das partes (Organizador de bolsa – frente, Carteira de mão – forro, etc.), numerar os diversos moldes da peça e guardá-los juntos. Você pode fazer um furinho com o furador e amarrá-los juntos, assim não se perdem um do outro. Tenha certeza que, com o tempo você terá moldes de várias peças diferentes e a organização será fundamental para encontrar com facilidade o que quer.

Agulhas de mão

Mesmo que vá costurar sua peça na máquina, você precisará de agulhas de mão. Será necessário alinhavar algumas partes, principalmente no início, quando não se tem prática, pregar colchetes, etc.

As agulhas são classificadas por números, em função do comprimento e espessura. As agulhas de mãomais finas são também mais curtas. Podem ser boas para bordar, mas, para a costura de mão, sugiro a partir do número 07. É interessante ter alguma agulha de número mais alto, pois, caso precise costurar tecidos mais grossos como o jeans, por exemplo.  O ideal é comprar um pacotinho que já vem variado, e algumas de número 07.

Agulhas de máquina

É muito importante escolher a agulha correta para cada tipo de tecido. Aqui mesmo no Blog tem um post com uma orientação detalhada de como escolher. Faça uma visitinha. Tenha sempre agulhas reserva, tá? Elas eventualmente quebram e você não vai querer para o seu trabalho por isso, não é?

Abridor de casas

Abridor de casasMesmo que os seus projetos iniciais não tenham casas de botão, esse instrumento vai ser muito útil, porque o utilizamos, também, para desmanchar o que costuramos errado. Ah, e erramos bastante no início!

Aparador de linha

Cortador de linhaEsses pequeno instrumento ajuda muito a aparar os fiapos que ficam em qualquer costura. Ele tem a vantagem de aparar com mais precisão e mais próximo à costura do que uma tesoura, e sem risco de danificar a peça. Invista nele também que vale à pena.

Giz

Giz

Você precisará fazer marcações nas suas peças antes de cortar, então é importante contar com um giz de alfaiate, Lápis gizou, se preferir, lápis giz. Eles saem facilmente, assim não há risco de danificar a sua peça. O ideal é ter várias cores para  riscar sempre com contraste.

Por último, mas, não menos importante, coloque AMOR em tudo que fizer!

Ufa! o post ficou longo, mas, bem didático para quem está dando os primeiros passos. Agora é escolher um projeto para começar. Aqui mesmo no ChicaBacana tem vários tutoriais de projetos simples e com o passo a passo. É com você! E quando terminar, manda um e-mail para a gente com o resultado final, certo?

Mãos à obra!

Um comentário em “Quero costurar! Por onde eu começo?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s